Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 21 DE NOVEMBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  20/11/2017   Chamadas de satélite não partiram de submarino desaparecido na Argentina, diz Marinha - Pelo menos 400 sinais foram analisados, mas nenhu...     20/11/2017   Preço do combustível varia, e muito, até dentro da mesma cidade - Em SP, diferença entre posto mais caro e o mais barato chegou a 27%. Ag...     20/11/2017   Marinha da Argentina analisa "ruído" detectado em área de busca de submarino desaparecido - Barulho foi ouvido por duas embarcações argen...     20/11/2017   Indústria do petróleo deve criar 500 mil vagas de trabalho em cinco anos - Leilões de novas áreas de exploração devem aquecer mercado. At...     20/11/2017   Marinha argentina vai analisar ruído vindo de região onde submarino desapareceu - O porta-voz da Marinha argentina, Enrique Balbi, inform...     20/11/2017   Petróleo abre em baixa em Nova York, a 56,08 dólares o barril - O petróleo abriu em queda nesta segunda-feira em Nova York, com os mercad...     20/11/2017   Estaleiros cogitam uso de Fundo da Marinha - Na movimentação para salvar seus negócios, o Estaleiro Atlântico Sul conta com a ajuda das l...     20/11/2017   Cresce a pressão contra a exploração de Petróleo na Bacia do Alentejo, em Portugal - Aumentou o movimento contra a exploração de Petróleo...     20/11/2017   Honorários dos Despachantes Aduaneiros serão pagos através do Siscomex - Expectativa do Presidente do SINDASP, Marcos Farneze, é de que a...     20/11/2017   JAGUAR E TOP CAR PROMOVEM EXPERIÊNCIA DE PISTA COM SUPER ESPORTIVOS - Nova Santa Rita, Novembro de 2017 – Que tal testar um Jaguar com ma...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

13/11/2017

A Automação do Trabalho Gera Desemprego?

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

*por Eduardo Banzato

 

Esta é uma questão sempre debatida em treinamentos de automação, produtividade, robótica, tecnologia, entre outros. Para falar sobre "trabalho", vale destacar que a palavra tem origem latina ("tripalium" - "tri" - três e "palum" - madeira - antigo instrumento de tortura), ou seja, trabalhar tinha o significado de “ser torturado”. Pouco a pouco o termo evoluiu, caracterizando as atividades cansativas e que demandam grande esforço físico. Hoje, o "trabalho" possui muitos significados, mas, essencialmente, retrata os esforços (físicos e/ou intelectuais) para se atingir resultados específicos.

Atualmente, em um mercado de oportunidades escassas, onde a disponibilidade de profissionais é maior que a oferta de trabalho, qual é o papel sugerido para aqueles que estão empregados? Como contribuir com sua prosperidade e, principalmente, com aqueles que estão em busca de uma oportunidade? 

Trabalhar com eficiência? Desenvolver competências? Ficar atento e indicar vagas aos amigos? Recomendar profissionais? Promover relacionamentos nas redes sociais?

Como o trabalho pode ser analisado sob diferentes perspectivas, é um tema que gera polêmica ao redor do mundo.

Se você é um trabalhador e descobre uma forma de alcançar o resultado sem a necessidade de seu trabalho (ex.: mudança do processo, automação etc.) o que acha que deverá acontecer com você?

Somente um investidor ou gestores muito ruins demitiriam um profissional que tem a capacidade de gerar resultados sem a necessidade de seu próprio trabalho, concorda? Aliás, se isso acontecer com você, conte esta história na sua próxima entrevista de emprego e garanto que você não demorará muito a se recolocar em alguma empresa mais inteligente e que te dará melhores oportunidades de prosperar.

As empresas (investidores) inteligentes, que valorizam esta competência, não fazem isso por uma questão de solidariedade, mas sim por que visualizam que você poderá ajudar a empresa a gerar mais resultado com menos esforço (trabalho).

E sabe o que acontece com as empresas que adotam este tipo de atitude? Elas crescem e disponibilizam mais e mais TRABALHO.

Ignorância Sistêmica

Antes de falar sobre ignorância, vale destacar que a mesma se caracteriza apenas pelo “estado de quem não possui conhecimento, seja por falta de estudo, experiência ou prática”. Não é nenhuma ofensa! Eu mesmo sou ignorante em muitos assuntos.

Por isso, destaco que é uma ignorância muito grande dizer que determinadas empresas que automatizaram ou continuamente melhoram seus processos, só ampliaram o número de funcionários graças ao seu crescimento orgânico e que a automação e/ou a produtividade só geraram desemprego... eu chamo isso de ignorância sistêmica. É a visão limitada da demissão local sem considerar a contratação global.

Novamente, com muito respeito, se você ainda é um ignorante sistêmico na questão da competitividade, produtividade, automação etc., estude mais, tente ter a visão do todo (holística) e reflita a respeito de eliminar a necessidade de seu trabalho. 

Enfim, sucesso e vamos em frente!

 

*Eduardo Banzato é diretor do grupo IMAM, que há 37 anos atua na área editorial, de consultoria e treinamento em logística

 

Por Eduardo Banzato **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

"Temos uma cidade que se esforça para piorar"

Brasil aumenta o preço da energia: o impacto sobre os data centers

O futuro que nos aguarda

Direção exata: benefícios da combinação entre o sistema de navegação por satélite e o piloto automático

AiNFRAENTREVISTA: LEONARDO COELHO "FERROVIA TEM BOM MOMENTO PARA REORDENAR A CASA"

Chamadas de satélite não partiram de submarino desaparecido na Argentina, diz Marinha

Preço do combustível varia, e muito, até dentro da mesma cidade

Marinha da Argentina analisa "ruído" detectado em área de busca de submarino desaparecido

Indústria do petróleo deve criar 500 mil vagas de trabalho em cinco anos

Marinha argentina vai analisar ruído vindo de região onde submarino desapareceu

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística